terça-feira, 2 de agosto de 2011

Linux

 
O Linux, mais famoso sistema de código aberto do mundo, completa 20 anos em 2011. Mesmo que a maioria dos usuários não tenha nenhum contato com o software livre do pinguim e opte por sistemas proprietários como o Windows para rodar seus PCs, o Linux está presente em muito mais coisas que vemos todos os dias do que muita gente pensa. Conheça a lista de coisas que não existiriam, ou seriam bem diferentes se o Linux não existisse.
  

 
Smartphone
Sabe o smartphone ou o tablet que você usa para acessar a internet? Se ele roda Androide, ele é baseado no Linux.



Google e facebook
Sites que você visita diariamente, como o Google e o Facebook, tem em seus servidores o Linux.



 

Tráfego aéreo
Sistemas de tráfego aéreo também rodam o Linux, e são eles que fazem com que você chegue seguro de um aeroporto a outro.





 
CERN
O CERN (Centro Europeu para Pesquisas Nucleares) é dependente do Linux para fazer funcionar seu imenso acelerador de partículas (aquele mesmo que o mundo morria de medo quando começasse a funcionar).

 

Bolsa de valores
Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York, que é uma das mais influentes do mundo, usa o Linux desde 2007.




imagem 

Tráfego de veículos 
O tráfego de veículos da cidade de São Francisco, na Califórnia é controlado por computadores que usam o Linux.



imagem



Trens japoneses
Os trens bala do Japão operam usando o Linux.






 
Supercomputadores
Estima-se que 95% dos supercomputadores do mundo, entre eles o famoso Watson da IBM, que derrotou humanos em um jogo  de perguntas e respostas, utilizem o Linux.



 
Toyota
A Toyota se juntou a fundação Linux, para atender as necessidades de seus clientes, que agora querem a mesma conectividade que têm em casa e nos escritórios. Juntas, elas desenvolveram uma plataforma de informações e entretenimento para passageiros de seus veículos.



 
Submarinos nucleares
Submarinos nucleares também usam o linux para operar seus sitemas. Um exemplo são os submarinos fabricados pela Lockheed Martin, que são usados pelo governo americano (esse da foto é um submarino inglês).


 

Muitas vezes estamos tão desligados, que não paramos para pensar nisso.
Se você tem a oportunidade de aprender a utilizar esta ferramenta, valorize este momento!