Matadouro de Peixinhos -> Nascedouro de Peixinhos
Voltando no tempo...
1919 – Tudo começou quando o Matadouro do Cabanga foi transferido para um local à margem do Rio Beberibe, limite dos municípios do Recife e Olinda, no Bairro de Peixinhos.
Curiosidade sobre o o surgimento do nome do bairro: A denominação do bairro foi dada pelos primeiros moradores do local que se reportavam a um rio que era utilizado tanto para lavar roupas e tomar banho, quanto para pescar peixinhos, que havia em grande quantidade. Mesmo depois de identificarem esse rio como Beberibe, a referência ao “rio de peixinhos” já fazia parte do imaginário dos moradores do local.
Acervo Fundação Joaquim Nabuco -1925
1970 – Nesta década, o Governo do Estado de Pernambuco desativa o Matadouro de Peixinhos, alegando descumprimento das normas para o seu funcionamento, que eram exigidas pelo Governo Federal em todo o território nacional. Assim torna-se um local de alta vulnerabilidade social.
Acervo URB
1980 – O espaço do Matadouro de Peixinhos é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal do Recife, tornando-se sítio histórico.
1982 – A Prefeitura do Recife transforma parte do espaço do Matadouro de Peixinhos em um Centro Social Urbano (CSU), com o objetivo de atender necessidades sociais da comunidade local.
1985 – Grande parte da estrutura do Matadouro de Peixinhos é demolida por iniciativa de desconhecidos, para surpresa dos moradores do bairro. A denúncia e o apelo de vários segmentos da sociedade conseguem interromper esta ação, entretanto, poucos blocos ficam de pé e toneladas de ferro são retiradas e vendidas.
1990 – No início desta década, vários grupos culturais da comunidade iniciam o resgate cultural e patrimonial do espaço.
Movimento Boca do Lixo, 1º grupo
Cultural do Nascedouro década de 90.
2006 – Em março, é inaugurado o Centro Cultural Desportivo Nascedouro de Peixinhos, que integra as ações do Programa de Infra-Estrutura para Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife, um convênio entre o governo do Estado e as prefeituras do Recife e de Olinda.
Inauguração 16 março 2006
2008 – No Centro Cultural e Desportivo Nascedouro de Peixinhos é inaugurado pelo governador Eduardo Campos o Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD) em um dos antigos blocos do matadouro.
Governador Eduardo Campos
23 maio 2008
Torre do Relógio Torre reformada, salas de
decada de 50 aula CTCD 2010
Atuando desde 2008, O centro Tecnológico tem o objetivo de oferecer cursos técnicos e de qualificação gratuitos em áudio, rádio, tevê e vídeo, design gráfico, programação e metareciclagem, além de produção cultural, para propiciar melhor formação profissional para jovens e adultos e gerar maiores perspectivas de emprego e desenvolvimento da região.
Atualmente, o Centro oferece o curso de inclusão digital "Multiplicando Peixinhos", além de promover e sediar eventos e semanas temáticas em parcerias com instituições governamentais e da sociedade civil, como: oficinas, palestras, reuniões, encontros formativos entre outros.