Com entrada gratuita, as mostras de curtas-metragens acontecem em mais de 20 estados brasileiros
Por Amanda Ramos
Para provar que em fevereiro cinema rima com cultura popular, tecnologia e prévias de carnaval, o II Festival do Júri Popular chega ao Nascedouro de Peixinhos, em Olinda. Promovido nacionalmente pela produtora de cinema Sobretudo Produção (RJ), em seu segundo ano o Festival do Júri Popular acontecerá simultaneamente nas maiores capitais do Brasil com mostras competitiva e hours concours de curtas-metragens nacionais. Já em Pernambuco será sua primeira vez, apresentando ao público vídeos de realizadores locais e de diversas partes do país.
O festival acontece nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro, a partir das 18h, na Sala Multiuso do Centro Tecnológico da Cultura Digital / CTCD - Nascedouro de Peixinhos. A produção local é uma realização da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) em parceria com o Cineclube Nascedouro, Mostra Cine Chinelo NoPE, Prefeitura Municipal de Olinda e Secretaria Estadual de Tecnologia e Meio Ambiente/SECTMA, através do Centro Tecnológico de Cultura Digital/CTCD. Este é um evento que pretende levar ao público uma experiência de cinema diferente ao dar-lhe a chance de analisar filmes por completo e opinar diretamente em todas as categorias, fazendo a diferença no resultando final. Da opinião integrada de todas as cidades, sairão os vencedores nacionais.
Em 2010 foram inscritos 370 curtas-metragens de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 43 para a Mostra Competitiva, que está dividida em seis programas de uma hora e meia cada. Já a Mostra Hours Concours é composta por alguns vídeos vencedores do Júri Popular do “Festival em Foco – Goiana Mostra Curtas”, um dos mais importantes festivais de curtas do país. Os filmes da mostra competitiva concorrerão nas seguintes categorias sob o olhar do público: Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Experimental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz. Os ganhadores receberão prêmios estabelecidos pelos parceiros do festival.
Outro destaque para este evento é o local das exibições, o Nascedouro de Peixinhos. O espaço foi instalado nas ruínas do Antigo Matadouro Industrial de Peixinhos, rebatizado pelo movimento comunitário como “Nascedouro de Peixinhos”. “Pensamos muito no local mais indicado para realizar o festival e Peixinhos tem todas as características que precisamos: é um bairro de Olinda reconhecido por sua grande mobilização social através da cultura nas mais diversas expressões artísticas. Um ambiente propício para exercitar o olhar através de exibições do audiovisual, conclui o presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes/FEPEC, Gê Carvalho.
Como o público vira júri
Na entrada de cada sessão, todos os espectadores receberão uma cédula de votação referente aos filmes exibidos. Nela constarão informações sobre as categorias de cada filme (como nome de diretores, fotógrafos, roteiristas, personagens) e a possibilidade de avaliar cada uma delas. A avaliação passa por quatro critérios: Ruim, Regular, Bom, Ótimo. Ao fim da projeção, em uma urna na saída da sala serão depositadas as cédulas.
A programação completa do 2º Festival do Júri Popular pode ser conferida no site www.festivaldojuripopular.com.br .