Estúdio Peixe Sonoro capacita jovens para mercado musical
Sala de gravação foi montada no Nascedouro de Peixinhos
Publicado em 24/11/2011, às 06h01 por AD Luna
Música e tecnologia a serviço da cidadania e do desenvolvimento econômico-cultural de Pernambuco. Esse é o conceito que permeia as ações do Estúdio Peixe Sonoro, que funciona no Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (CTCD), em Olinda. Inaugurado no início deste mês, ele é fruto do trabalho desenvolvido, durante oito meses, por técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Além de atender à demanda de artistas e bandas do entorno, a sala de gravação estará aberta para todos que quiserem usufruir dos seus equipamentos.
De acordo com Selma Leite, coordenadora do CTCD, será aberto no início de dezembro edital de concorrência, com informações sobre as condições de uso do espaço. “Serão escolhidas oito bandas que terão direito a 30 horas de ensaio e 12 horas destinadas à gravação, com direito a um CD master, sem prensagem de cópias. A maioria das vagas é destinada a grupos de Peixinhos e região”, acrescenta.
Os músicos – de quaisquer bairro e classe social – que forem concorrer ao edital precisam propor alguma contrapartida social para a comunidade. Podem ser oferecidas, por exemplo, oficinas de instrumento, de áudio, fotografia, comunicação, uso de mídias digitais, entre outras atividades, com um mínimo de 40 horas-aula. Outro edital será aberto em fevereiro.