segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CTCD abre inscrições para Curso de Produção Audiovisual

 
Clique para ampliar

O Centro Tecnológico de Cultura Digital - CTCD/ITEP abre inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Produção Audiovisual, com carga horária de120 horas, incluindo aulas teóricas e práticas que culminarão na produção de um vídeo de curta-metragem ao final do curso. Trata-se de um curso inicial para aqueles que desejam ter um primeiro contato com as etapas de produção de um vídeo (roteiro, produção, gravação e edição).

Serão ofertadas 20 vagas, cujas aulas começarão no dia 15 de janeiro e encerrarão no dia 31 de março de 2014, nas segundas, quartas e sextas, de 13h30 às 17h30. As inscrições, por sua vez, começam no dia 23 de dezembro de 2013 e se encerram no dia 08 de janeiro de 2014.

Conheça os critério de seleção, a matriz curricular e mais informações acessando AQUI.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Formatura das Turmas de Informática Básica e Produção Musical

Clique para ampliar

Final de Ano. Encerramento de ciclos e renovação para um novo ano que se prepara para aportar. No caso dos funcionário e alunos do CTCD, trata-se de uma época em que etapas se concluem para dar início a outras, maiores e melhores. No dia 20 de dezembro, acontecerá, no Auditório Pelópidas Silveira, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, a formatura dos cursos de Informática Básica (Ênfase em Recursos Web e Multiplicando Peixinhos), Informática Aplicada com Ênfase em Ferramentas de Escritório e Introdução à Produção Musical. Neste dia, os alunos apresentarão os produtos criados ao longo dos três meses de curso: no caso dos cursos de Informática Básica, foram criados um livro e blogs; de Informática Aplicada, um slideshow; e de Produção Musical, músicas.

Estes cursos que contaram com a coordenação pedagógica de Maria Betânia Lemos de Oliveira e a gestão de Selma Vasconcelos, revelaram índices de evasão bem menores em relação aos anos anteriores, demonstrando a qualidade do curso e a persistência e motivação dos estudantes em todo o período de participação. O curso de Informática Básica Multiplicando Peixinhos, ministrado por Everton Alves, forma 11 alunos que, como trabalho final, conceberam os seguintes blogs:

Clique para ampliar

Autores - Marco Aurélio Palmeira da Silva, Alzira Ceciliano Silva, Luciene Matias Neves e Michele Siqueira Barbosa.

 Autores -  Laudemir José de Souza, Luana Andrielle da Silva e Renata Karoline Matias da Silva.

Autores - Maria Lúcia da Silva, Irani Maria de Lima, Julia da Penha Gonçalves Nunes e Washington Pedro da Silva.

Inclusão Digital
Autores - Sílvia Silvia Alves da Silva Barreto

A turma de Informática Básica com Ênfase em Recursos Web, cujas aulas foram ministradas por Kleberson Trindade, criou a segunda edição do Do meu conto, te conto..., livro que reúne narrativas das histórias de vida dos 22 alunos participantes do curso. Você pode conferir a primeira edição do livro aqui. Já o curso de Informática Aplicada com Ênfase em Ferramentas de Escritório, ministrado por Everton Alves e Kleberson Trindade, está formando 16 alunos, que, como trabalho final, participaram de uma saída fotográfica pelo Nascedouro de Peixinhos sob a orientação de Robson Santos, técnico do ITEP e fotógrafo do Pernambuco Foto Clube, a fim de produzir um slideshow com fotos e textos produzidos por eles, cuja temática reside no tema Como envelhecer num mundo tecnologizado?. Enquanto isso, a turma de Introdução à Produção Musical tem 20 alunos concluintes, que produziram em seus projetos finais três músicas de autoria de alguns dos estudantes que estavam cursando. 

A programação da formatura dos cursos de FIC do CTCD inclui:

14h - Exposição de Trabalhos
15h - Entrega de Certificados
16 - JamSession com Alunos de Produção Musical

O Centro Tecnológico de Cultura Digital parabeniza todos os concluintes e almeja que, a partir destas novas possibilidades de aprendizado que se abriram, possam caminhar sempre em frente em sua realização pessoal e profissional.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Alunos do CTCD no Concurso Inovação Dá Sorte

Clique para ampliar
 
No dia 12 de dezembro, o auditório do JCPM Trade Center, no Pina, recebeu a premiação da 2ª edição do concurso Inovação dá Sorte. O Prêmio Inovação dá Sorte foi um concurso cultural promovido pelo Pernambuco Dá Sorte para escolher ideias em marketing, design e tecnologia que pudessem ser transformadas em produtos da marca, concorrendo a 30 mil reais em prêmios.

A Equipe CTCD parabeniza os estudantes Kleber Leite, Liziane Félix, Rayssa Matis, Danyllo Henrique, Paulo Eduardo, Rebeca Cavalcanti, Nilson Lucio, Fábio Cesário e Bruno Berg, que participaram do concurso submetendo seis projetos. Este ano não tivemos projetos entre os finalistas, contudo, todo o esforço valeu a pena porque as ideias e inovações propostas foram muito competitivas e a concorrência foi bastante acirrada nesta edição de 2013. 

Vamos nos preparar para a 3ª edição, em 2014!!!

Texto - Giselle Araújo e Márcio Andrade

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CCJ Recife abre Salão de Talentos 2013.2 no CTCD

Clique para ampliar
 
O CCJ Recife orgulhosamente apresenta o fechamento de mais uma temporada com o Salão de Novos Talentos 2013.2. No dia 13 de dezembro, às 19h, o  Centro Tecnológico de Cultura Digital expõe o resultado dos trabalhos das turmas de Fotografia e Design do CCJ Recife, além de vídeos realizados no semestre e a cerimônia de entrega dos certificados.

Para mais informações sobre a exposição, acesse o site do CCJ Recife.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega ao CTCD



Clique para ampliar


Em 2013, os direitos humanos foram pauta de diversas discussões envolvendo racismo, sexualidade, religião e outros temas polêmicos. Neste cenário, o Centro Tecnológico de Cultura recebe a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, serão exibidos três curtas-metragens e dois longas-metragens com temáticas referentes a estes e outros temas. As sessões são gratuitas – com direito a pipoca – e contarão com debates relacionados aos temas tratados em cada um dos filmes.

Confira nossa programação:

Dia 01 – 17.12
14h     Caixa D’Água – Qui-Lombo é Esse?
            (Dir.: Everlane Moraes | 15min)
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana, que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinqüenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

15h     Doméstica
            (Dir.: Gabriel Mascaro | 75min)
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.


Dia 02 – 18.12

14h     Brasília Segundo Feldman
            (Dir.: Vladimir Carvalho | 22min)
Material documental filmado pelo 'designer' americano Eugene Feldman, em visita à Brasília na época de sua construção: a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos.

15h     As Hiper-Mulheres
            (Dir.: Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette | 22min)
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 03 – 19.12

14h     Kátia
            (Dir.: Karla Holanda | 74min)
O filme conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. O documentário, que está na programação do 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é resultado de 20 dias de convívio da equipe de filmagens com ela no sertão do Piauí.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Nascedouro Cineclube de Férias - A Origem dos Guardiões

Clique para ampliar
 
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 14h, o Nascedouro Cineclube de Férias volta com tudo trazendo um filme divertidíssimo que tem tudo a ver com as festas natalinas: A Origem dos Guardiões.

Confiram um resumo da história:

As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças

Dá o play no trailer para dar mais um gostinho:




Nascedouro Cineclube de Férias
Que filme? A Origem dos Guardiões
Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital - Nascedouro de Peixinhos
Quando? 13 de dezembro, às 14h

Não perca!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Visita ao Acervo Aloísio Magalhães na FUNDAJ


Clique para ampliar

 
No dia 06 de dezembro, os alunos do Curso Técnico de Comunicação Visual fizeram uma instrutiva visita ao Acervo Aloísio Magalhães da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (CEHIBRA), na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. O objetivo da visita – coordenada pela Profª Camila Brito - foi ampliar o repertório visual para projetos de identidade, sinalização, ilustração e afins de design, além de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de um dos maiores exemplos do design brasileiro.

Na visita, os alunos tiveram contato com material relacionado a design (como marcas, logotipos e projetos), artes plásticas (litogravuras, aquarelas, cartemas e pintura a óleo), além de materiais referentes a Aloísio Magalhães e sua trajetória pública no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Centro Nacional de Referência Cultural - CNRC, Fundação Nacional Pró-Memória e Secretaria de Cultura.

O total de 1.218 documentos (dentre fotografias, negativos e slides) abrange o período de atuação 1954 a 1985 do designer, responsável pela criação da primeira marca da TV Globo e pelo projeto gráfico das notas do cruzeiro novo nos anos 60.