quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega ao CTCD



Clique para ampliar


Em 2013, os direitos humanos foram pauta de diversas discussões envolvendo racismo, sexualidade, religião e outros temas polêmicos. Neste cenário, o Centro Tecnológico de Cultura recebe a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, serão exibidos três curtas-metragens e dois longas-metragens com temáticas referentes a estes e outros temas. As sessões são gratuitas – com direito a pipoca – e contarão com debates relacionados aos temas tratados em cada um dos filmes.

Confira nossa programação:

Dia 01 – 17.12
14h     Caixa D’Água – Qui-Lombo é Esse?
            (Dir.: Everlane Moraes | 15min)
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana, que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinqüenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

15h     Doméstica
            (Dir.: Gabriel Mascaro | 75min)
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.


Dia 02 – 18.12

14h     Brasília Segundo Feldman
            (Dir.: Vladimir Carvalho | 22min)
Material documental filmado pelo 'designer' americano Eugene Feldman, em visita à Brasília na época de sua construção: a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos.

15h     As Hiper-Mulheres
            (Dir.: Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette | 22min)
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 03 – 19.12

14h     Kátia
            (Dir.: Karla Holanda | 74min)
O filme conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. O documentário, que está na programação do 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é resultado de 20 dias de convívio da equipe de filmagens com ela no sertão do Piauí.