quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FUNDAJ oferece acesso a acervo de videoarte



Disponível para livre acesso, o conjunto de obras que integram o Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco pode ser conferido através de agendamento prévio pelo telefone (81) 3073-6732 ou pelo e-mail educativoecmm@fundaj.gov.br. O material é projetado na sala Cristina Tavares, que comporta oito lugares, e funciona de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Um dos acervos mais importantes da América Latina, a Fundação conta com mais de 160 obras, incluindo artistas nacionais e internacionais. O conjunto se vale de vídeos de criadores como Paulo Bruscky, Daniel Santiago, Anna Bella-Geiger, Cao Guimarães, Rodrigo Braga, Jonathas de Andrade, Brígida Baltar, Nam June Paik, Bruce Nauman, Gordon Matta-Clarck, Marina Abramovic e Ulay, entre outros.

O acervo existe desde 2004 e vem crescendo a partir de novas aquisições. “O Concurso de Videoarte é um dos meios de a instituição adquirir as novas obras”, comenta Bruna Pedrosa, coordenadora de Artes Visuais da Fundaj. Na última edição, em 2013, venceram a paraense Berna Reale e o pernambucano Gabriel Mascaro. O concurso existe desde 2007 e é organizado pelo Espaço Cultural Mauro Mota (ECMM), da Diretoria de Memória, Educação e Cultura de Arte, da Fundaj.

Baixe AQUI o catálogo atualizado do acervo.

SERVIÇO:
Fundação Joaquim Nabuco
Sala Cristina Tavares
Rua Henrique Dias, 609,  Derby - Recife