quinta-feira, 4 de março de 2010

Nascedouro Cineclube inicia a programação de filmes de 2010



Nesta sexta-feira (05), o Nascedouro Cineclube retoma as suas atividades cineclubistas. A primeira sessão do ano de 2010 terá como atração a exibição de três curtas-metragens, que têm em comum o olhar sobre a cultura suburbana no Brasil. O público do cineclube vai assistir aos filmes Picolé, Pintinho e Pipa, Geyzislaine, Meu Amor e Faço de Mim o que Quero. A sessão do Nascedouro Cineclube acontece às 18h30, na Sala Multiuso do Centro Tecnológico da Cultura Digital, um espaço totalmente voltado para a exibição gratuita do audiovisual nacional. O Nascedouro Cineclube é uma iniciativa da ONG Magis – Assessoria e Pesquisa e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, através do CTCD.

A sessão começa com a exibição do filme carioca Picolé, Pintinho e Pipa, de Gustavo Melo. Com 15 minutos de duração, o filme conta a história de cinco crianças que irão fazer de tudo para alcançar um carro que está passando pela rua e promete trocar garrafas, bacias e panelas velhas, além de garrafões de vinho usados, por “picolé, pintinho e pipa!”. Já o amazonense Geysislaine, Meu Amor, produzido por alunos da Amacine, com 04 minutos de duração, mostra um homem que tem como musa de sua paixão Geysilaine. Ele faz de tudo para se tornar o seu amado, porém, o destino nem sempre está ao lado do amor incondicional. O romance é contado ao ritmo de música brega e de elementos típicos da cultura da periferia da cidade de Manaus. Por último, será projetado o curta pernambucano Faço de Mim o que Quero, de Sérgio Oliveira e Petrônio de Lorena. Em 20 minutos, o filme dedica-se ao universo do brega no Grande Recife, com imagens e sons típicos de sua realidade.

Histórico - A história do Nascedouro Cineclube começou em junho de 2009, com uma parceria entre a Magis e o CTCD, que juntos elaboraram um projeto para concorrer a um kit para formação de um cineclube, através do edital do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto foi selecionado e os parceiros começaram a fazer um trabalho de mobilização da comunidade de Peixinhos. A equipe do cine realizou reuniões com lideranças locais, buscando sensibilizá-las para a importância desta iniciativa; produziu uma pesquisa qualitativa e quantitativa com 300 questionários para a obtenção de dados sobre o perfil do espectador do bairro e suas expectativas para o cineclube; organizou uma eleição para a escolha do nome do cine, a partir dos seis nomes mais citados na pesquisa; e participou do evento Cena Brasil 2009, divulgando a data de inauguração e todo o processo de formação do Nascedouro Cineclube.