quarta-feira, 17 de março de 2010

Internet de graça em oito bairros do Recife

Perpart // Empresa do governo de Pernambuco vai oferecer acesso à noite e nos fins de semana

Um iniciativa simples conseguiu concretizar um sonho antigo da população recifense e levar internet de banda larga sem fio de graça para cerca de três mil pessoas de oito bairros da Zona Oeste da cidade. Durante a noite e fins de semana, a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), ligada à secretaria estadual de Administração, vai liberar o seu link de conexão à web, usado no horário comercial pelos funcionários, para centenas de famílias do Cordeiro, Iputinga, Torre, Zumbi, Madalena, Prado, Casa Forte e Poço da Panela. A ideia é dar uso à tecnologia, que fica ociosa nestes horários, e ajudar a disseminar a rede mundial de computadores entre a população de baixa renda.

O sistema já está funcionando em fases de testes desde outubro do ano passado, mas só foi lançado oficialmente na última segunda-feira, quando foram abertas as inscrições para novos usuários. Segundo os organizadores, o projeto visa, principalmente, o uso educacional - estimulando pesquisas e programas de ensino à distância. "Queremos permitir que as pessoas que não possuem internet em casa possam ter uma conexão gratuita para navegar e estudar, melhorando a qualidade de vida delas", explica o analista de sistemas da Perpart e coordenador da rede, Jeová Menezes.

O órgão contrata atualmente um link de internet de 4 Mbps da PE Multidigital - programa controlado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), também ligada ao governo de Pernambuco - que será partilhado entre os novos usuários. De acordo com os testes, a expectativa é que até 500 pessoas acessem a rede de forma simultânea - possibilitando velocidade suficiente para navegar, checar e-mail e ver vídeos. "A nossa única limitação diz respeito aos conteúdos impróprios e pornografia, que não serão permitidos", diz Menezes, que garante proteção aos dados do órgão: "Não existe chance destes convidados invadirem ou instalarem vírus nos computadores da Perpart. Esperamos que depois disso outros órgãos do governo usem a mesma ideia para oferecer internet à população do estado", completa.

Legal - Por ser uma ação pública, sem cobrança de mensalidade, o projeto não precisa de licença especial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas de uma autorização que já possui - para manter a rede sem fio para seus funcionários. Para utilizar a internet gratuita, os interessados precisam ter mais de 18 anos e comparecer à sede da Perpart (Rua Dr. João Lacerda, 395, Cordeiro) para preencher um formulário com os dados pessoais e levar cópia de RG ou CPF e comprovante de residência. O novo internauta receberá login e senha, que possibilitará o acesso. Para quem possui um computador fixo ou notebook com placa de rede wireless (internet sem fio) a conexão será simples, bastando o usuário cadastrado digitar o login e a senha. Se a situação for contrária, será necessário adquirir uma placa de rede wirelless compatível, que custa a partir de R$ 35. (T.M.)

Fonte:Diário de Pernambuco
Informática 17/03/2010