Clique para ampliar |
Neste segundo dia de Campus Party Recife, o Diário de um Campuseiro foca no poder de criação para a internet, com uma palestra e uma roda de conversa que trataram de dois lados distintos da mesma moeda: produção de conteúdo digital. A palestra realizada por Edney Souza (Interney), intitulada Criatividade: De onde vem? Para onde vai? Do que se alimenta?, que trouxe ao público dicas relevantes para ampliar o repertório e estimular um olhar criativo diante da sociedade.
Para Souza, a criatividade não é um estado inalcançável pela maioria dos sujeitos, mas se relaciona muito mais a um estado espírito daqueles que procuram desenvolver esta característica em si mesmos. Com dicas simples como "explore seus sentidos", "pratique sempre" e "procure referências em diversas artes", "faça coisas diferentes do seu habitual", Souza não desvenda mistérios e assume a obviedade dos seus conselhos, mas, ao mesmo tempo, mostra como o "ser criativo" está nas mãos de qualquer ser humano e demanda, principalmente, autoconfiança e persistência. E aí? Quem topa criar algo novo? Por onde começar?
Clique para ampliar |
No final do dia, foi a vez de conferir o delicioso bate-papo O que vem depois do sucesso na internet?, que contou com a presença escrachada de Bia Granja (Pix), Jacaré Banguela, Cauê Moura (Desce a Letra), Não Salvo e Dilma Bolada, que preencheram o Cenário Michelangelo com muito bom humor. Os participantes comentaram sobre suas estratégias de criação de conteúdo para internet e o que aconteceu depois que ficaram famosos, o que não necessariamente implica em mais responsabilidades - como foi visto no Diário de um Campuseiro do primeiro dia -, mas, dependendo do caso, em uma visibilidade que gera mais diversão e suas cotas de confusão.
Personalidades como o cantor Latino, a Presidenta da República Dilma Rousseff, a "personalidade" Geisy Arruda e tantos outros já foram "vítimas" das gozações destes "criadores/comentaristas" (ou quaisquer que sejam o modo como podem ser chamados), que já receberam diversos processos judiciais por conta desta "diversão" que alcança e influencia diversas pessoas. A pergunta que fica depois de conferir estes debates é: o que mais falta se fazer na internet? Onde podemos nos encaixar? Bom, basta botar a cabeça pra funcionar e descobrir algo que ainda não foi feito - ou melhor, algo que já foi feito, mas que pode ser feito de um jeito diferente. Fica a dica!
Para mais informações sobre a Campus Party Recife, acesse aqui.