Com o fim da greve dos rodoviários noticiado hoje a noite, informamos que nesta quinta-feira, 31/07, retornaremos com as aulas do Curso Técnico em Comunicação Visual normalmente.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
terça-feira, 29 de julho de 2014
ITEP oferece 175 vagas em cursos técnicos de nível médio
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou novo processo seletivo para o preenchimento de 175 vagas em cursos técnicos de nível médio, oferecidos em quatro Centros Tecnológicos do Estado, geridos pelo Itep. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (28) até o dia 8 de agosto, presencialmente nas sedes dos CTs, nos municípios do Recife, em Caruaru, em Garanhuns e em Araripina. O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00, a ser paga na rede bancária até o dia 11 de agosto. As provas serão realizadas no dia 17 de agosto.
Acesse o edital AQUI.
Podem se candidatar estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante ou subseqüente, respectivamente. Os candidatos que têm interesse em solicitar a isenção da inscrição devem indicar no formulário de inscrição o número do Cadastro Único para Programas Sociais e seguir o indicado no edital.
No Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), em Peixinhos, no Recife, são oferecidas 20 vagas do curso de Comunicação Visual, sendo dez para o turno da manhã e dez para o turno da noite. No Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru, serão oferecidas 70 vagas, sendo 45 para o curso de Química (35 para o turno da tarde e dez para a turma da noite) e 25 vagas para o curso de Modelagem do Vestuário, no horário noturno.
Já o Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT LAT) oferece 15 vagas no curso de Alimentos, no horário da manhã. No Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina, são oferecidos os cursos de Química (35 vagas no horário da tarde) e Eletroeletrônica, também 35 vagas no horário da tarde.
PROVA – A prova escrita objetiva será constituída das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cujos conteúdos programáticos estão contidos no edital. Serão 40 questões objetivas de múltipla escolha. A prova terá duração de três horas, sendo aplicada no dia 17 de agosto, das 14h às 17h. O resultado da prova objetiva será divulgado no dia 22 de agosto, no site do Itep, mediante publicação da relação nominal de candidatos com a nota respectiva. O dia das matrículas será divulgado no mesmo dia 22 de agosto. O início previsto das aulas é 1º de setembro.
Inscrições e mais informações:
Centro Tecnológico de Cultura Digital – CTCD, localizado a Av. Jardim Brasília, s/n, Bloco F, Bairro Peixinhos, Recife – PE, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 21h.
Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste – CT LAT, localizado a Av. Bom Pastor, s/n, Bairro Mundaú, Garanhuns – PE, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Centro Tecnológico do Agreste – Unidade Caruaru – CT MODA, localizado a Av. Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco, Caruaru – PE, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 21h.
Centro Tecnológico do Araripe – CTA, localizado a Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Bairro Vila Santa Isabel, Araripina – PE, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 21h.
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Coordenadora do Curso de Comunicação Visual, Camila Brito, defende dissertação de mestrado
Clique para ampliar |
O Centro Tecnológico de Cultura Digital parabeniza a Coordenadora do Curso Técnico em Comunicação Visual, Camila Brito, pela conclusão do mestrado em Design na UFPE. A defesa da dissertação A Percepção dos sistemas simbólicos e linguagens visuais dos ladrilhos hidráulicos em patrimônios religiosos tombados pelo Iphan na cidade do Recife - orientada por pelo Prof. Dr. Hans da Nóbrega Waechter - aconteceu no dia 25 de julho, às 10h, no Auditório do Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação (CAC-UFPE).
O projeto dedica-se ao problema da preservação da memória visual em patrimônios culturais e artefatos históricos em Pernambuco. Ao propor uma investigação das significações e contextos que envolvem os ladrilhos hidráulicos dos patrimônios históricos e culturais pernambucanos, investiga as linguagens visuais e resgata os sistemas simbólicos presentes nos ladrilhos hidráulicos de patrimônios religiosos tombados pelo IPHAN na cidade do Recife.
O projeto parte da ideia de que o design, em seus estudos de memória gráfica, pode atuar conjuntamente com a noção de patrimônio no Brasil, mais especificamente na cidade do Recife, preservando a memória visual de bens tombados que fazem parte do contexto das cidades, dos espaços construídos e consequentemente dos sujeitos observadores que constroem essas memórias.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Pesquisa Escolar Online disponibiliza textos sobre cultura do Norte e Nordeste
Clique para ampliar |
Quer saber informações detalhadas sobre o Galo da Madrugada, Geraldo Vandré, Ginásio Pernambucano e Governadores de Pernambuco de 1889 a 2011? Basta, então, visitar a letra "G" dos verbetes do amplo espaço de pesquisa disponibilizado pelo Pesquisa Escolar Online. Este projeto, coordenado pela Biblioteca Central Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco, está disponibilizando cinquenta textos inéditos de interesse para estudantes, professores e público em geral.
De autoria da consultora da Fundaj/Unesco, Júlia Morim de Melo, os cinquenta novos verbetes abordam temas ligados à história e à cultura afro-brasileiras em todo o território nacional, e, também, ao patrimônio cultural, às paisagens naturais, aos povos e comunidades tradicionais das Regiões Norte e Nordeste do País, principalmente dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí.
Os verbetes trazem à luz conteúdos sintéticos, elaborados a partir de atualizada bibliografia nos campos da História e da Antropologia, abordando temas como religiosidade de matriz afro-brasileira, memória social, identidade, territorialidade, direitos urbanos e culturais e assim por diante.
De autoria da consultora da Fundaj/Unesco, Júlia Morim de Melo, os cinquenta novos verbetes abordam temas ligados à história e à cultura afro-brasileiras em todo o território nacional, e, também, ao patrimônio cultural, às paisagens naturais, aos povos e comunidades tradicionais das Regiões Norte e Nordeste do País, principalmente dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí.
Os verbetes trazem à luz conteúdos sintéticos, elaborados a partir de atualizada bibliografia nos campos da História e da Antropologia, abordando temas como religiosidade de matriz afro-brasileira, memória social, identidade, territorialidade, direitos urbanos e culturais e assim por diante.
Confira os textos AQUI.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Festival de Cinema Venezuelano acontece no Cinema São Luiz
Clique para ampliar |
Começa, no próximo dia 30 de julho, às 19h30, o Festival de Cinema Venezuelano no Cinema São Luiz com entrada gratuita. A ação é desenvolvida pelo consulado da Venezuela no Brasil e tem como objetivo mostrar a mais atual produção cinematográfica do país.
Na mostra, quatro filmes são exibidos. Para a estreia, Bolívar, El hombre de las dificultades, de Luis Alberto Lamata. O longa é baseado nos obstáculos enfretados por Simón Bolívar durante os anos de 1815 e 1816. No dia 31, é a vez de Brecha en el silencio, de Luis e Andrés González. Dia 1°, Azú, de Luis Alberto Lamata e Dudamel, el sonido de los niños, de Alberto Arvelo, finaliza o festival no dia 2.
Brecha en el silencio conta a história de Ana, uma adolescente de origem humilde que trabalha para sustentar seus irmãos menores e suportando em silêncio o abuso do padrasto e a indiferença da mãe. Ana decide salvar os irmãos de seu mesmo destino, empreendendo uma viagem em busca de liberdade.
Já Azú dá voz a uma escrava africana vinda para a América que tentou escapar e, através de sua história, aparecem outras histórias de pessoas que nunca tiveram voz. Por último, Dudamel, el sonido de los niños mostra o fenômeno musical venezuelano conhecido como El Sistema tem chegado a diferentes lugares do mundo, através da Orquestra Sinfônica da Venezuela, regida por Gustavo Dudamel.
O quê? Festival de Cinema Venezuelano
Onde? Cinema São Luiz - Recife - PE
Quando? 30 de julho a 02 de agosto, às 19h30
Quanto? Entrada gratuita
terça-feira, 22 de julho de 2014
I Mostra Agrícola de Cinema Orgânico é realizada no Sertão do Pajeú
Clique para ampliar |
O cotidiano do agricultor e sua relação com a terra foram a inspiração para criar o conceito da I Mostra Agrícola de Cinema Orgânico (MACO), que acontecerá na comunidade rural de Santa Rita, distrito de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. A Mostra inicia as comemorações no dia do agricultor e da agricultora, em 25 de julho, e segue nos dias 26 e 27, contando com a participação de aproximadamente seis comunidades agrícolas dos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Afogados da Ingazeira e regiões circunvizinhas.
A MACO, que está em sua primeira edição e tem o patrocínio do Funcultura/PE, exibirá 18 filmes nacionais e internacionais, além de promover duas oficinas voltadas para a reflexão sobre práticas sustentáveis, aliando o cinema e a educação ambiental, sendo elas: Novas Práticas Agrícolas e Semeando um Cineclube – a prática e o efeito”, ambas gratuitas e voltadas para os trabalhadores rurais e jovens da região.
Serviço: I MOSTRA AGRÍCOLA DE CINEMA ORGÂNICO (MACO)
Quando: 25, 26 e 27 de Julho de 2014
Onde: Santa Rita, Distrito de Serra Talhada – Sertão do Pajeú
Contatos: Gê Carvalho (coordenador): 81 9927-9598 | Milena Evangelista (jornalista): 81 9746-6189
Mais Informações através do blog e Facebook
A MACO, que está em sua primeira edição e tem o patrocínio do Funcultura/PE, exibirá 18 filmes nacionais e internacionais, além de promover duas oficinas voltadas para a reflexão sobre práticas sustentáveis, aliando o cinema e a educação ambiental, sendo elas: Novas Práticas Agrícolas e Semeando um Cineclube – a prática e o efeito”, ambas gratuitas e voltadas para os trabalhadores rurais e jovens da região.
Serviço: I MOSTRA AGRÍCOLA DE CINEMA ORGÂNICO (MACO)
Quando: 25, 26 e 27 de Julho de 2014
Onde: Santa Rita, Distrito de Serra Talhada – Sertão do Pajeú
Contatos: Gê Carvalho (coordenador): 81 9927-9598 | Milena Evangelista (jornalista): 81 9746-6189
Mais Informações através do blog e Facebook
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Magiluth realiza Pague Quanto Puder no Teatro Arraial
Clique para ampliar |
O Grupo Magiluth, de Recife-PE, de forma independente, vai pra segunda edição do Projeto Pague Quanto Puder neste mês de julho, no Teatro Arraial. Aproveita também o momento para comemorar em Recife seus 10 anos de trajetória no teatro de pesquisa continuada. Neste projeto, o espectador decide quanto pode pagar pelo ingresso, afinal "popular" não deve ser só o preço do ingresso, mas também, e sobretudo, o desejo de ir ao teatro.
Dias e Horários
Viúva, porém Honesta | 24.07 (Qui) e 25.07 (Sex) às 20h
Aquilo que meu olhar guardou para você | 26.07 (Sáb) e 27.07 (Dom) às 18h
Viúva, porém Honesta | 24.07 (Qui) e 25.07 (Sex) às 20h
Aquilo que meu olhar guardou para você | 26.07 (Sáb) e 27.07 (Dom) às 18h
Local
Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457 - Boa Vista, Recife - PE - (81) 3184-3057
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Espetáculo teatral "Deixa Ser Eu" realiza temporada no Casa Outrora
Créditos: Rafael Acioly e William Oliveira |
Desejos, dores, liberdade, sexo, amor, apego e violência são alguns dos clichês da existência humana de que trata o espetáculo Deixa Ser Eu, escrito e dirigido por Marcelo Oliveira, com Greyce Braga, Wagner Montenegro e o próprio diretor no elenco. A peça tem estreia prevista para a sexta, 1º de agosto e as apresentações serão sempre às sextas e sábados do mesmo mês, na casa Outrora, bairro da Boa Vista.
Ancorado na estética do ator narrador, o espetáculo conta a história de três personagens: Jacinta (Wagner Montenegro), uma travesti que trabalha na Boa Vista, um dos bairros mais antigos do Recife, e sonha em se tornar atriz de Hollywood; Iracema (Greyce Braga), uma senhora que ensina aos noivos da Igreja da Soledade como cuidar de flores; e um Homem (Marcelo Oliveira) que teve seu irmão assassinado e hoje mata formigas porque sua casa não é doce. “Deixa Ser Eu é um grito da crueza humana; é não ter medo de olhar intimamente para dentro de nós mesmos; é a tentativa de nos libertar das amarras dos padrões sociais que tanto nos prende e nos violenta; é a nossa busca por ser intenso e livre”, diz o ator Wagner Montenegro, que interpreta Jacinta.
O Outrora é um casarão antigo na Rua da Glória, que tem a proposta de receber experimentos artísticos possíveis de serem apresentados em uma casa. Além de residência e espaço para apresentações cênicas, o Outrora abriga um acervo de móveis e objetos de várias épocas garimpados por Jorge Clésio. Para o diretor Marcelo Oliveira, as encenações dentro de residências representam um desafio: “Trata-se de outra maneira de experimentar o teatro”. Opinião compartilhada pela atriz Greyce Braga (Iracema): “Fora dos palcos, a interpretação muda. Aqui, o cenário é a própria casa e o público está a poucos passos de nós, o que nos exige outra forma de nos relacionarmos com o texto e com os espectadores”.
Texto e Direção: Marcelo Oliveira
Elenco: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Direção de arte: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Operação de câmera: William Oliveira
Operação de Boom: Emmanuel Messias
Produção de vídeo: 7ª Arte Cinema
Assessoria de Imprensa: Ritmo Comunicação
Realização: Hazzô
Apoio: Ritmo Comunicação e Outrora
Deixa Ser Eu
Local: Casa Outrora, Rua da Glória, nº 300, Boa Vista, Recife.
(Primeira rua à esquerda após o mercado da Boa Vista. Rua do espaço Inácia Raposo, em frente à delegacia do idoso).
Sextas e sábados: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29 de agosto (Estreia Sexta, 1 de agosto)
Horário: 20:00
Ancorado na estética do ator narrador, o espetáculo conta a história de três personagens: Jacinta (Wagner Montenegro), uma travesti que trabalha na Boa Vista, um dos bairros mais antigos do Recife, e sonha em se tornar atriz de Hollywood; Iracema (Greyce Braga), uma senhora que ensina aos noivos da Igreja da Soledade como cuidar de flores; e um Homem (Marcelo Oliveira) que teve seu irmão assassinado e hoje mata formigas porque sua casa não é doce. “Deixa Ser Eu é um grito da crueza humana; é não ter medo de olhar intimamente para dentro de nós mesmos; é a tentativa de nos libertar das amarras dos padrões sociais que tanto nos prende e nos violenta; é a nossa busca por ser intenso e livre”, diz o ator Wagner Montenegro, que interpreta Jacinta.
O Outrora é um casarão antigo na Rua da Glória, que tem a proposta de receber experimentos artísticos possíveis de serem apresentados em uma casa. Além de residência e espaço para apresentações cênicas, o Outrora abriga um acervo de móveis e objetos de várias épocas garimpados por Jorge Clésio. Para o diretor Marcelo Oliveira, as encenações dentro de residências representam um desafio: “Trata-se de outra maneira de experimentar o teatro”. Opinião compartilhada pela atriz Greyce Braga (Iracema): “Fora dos palcos, a interpretação muda. Aqui, o cenário é a própria casa e o público está a poucos passos de nós, o que nos exige outra forma de nos relacionarmos com o texto e com os espectadores”.
Texto e Direção: Marcelo Oliveira
Elenco: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Direção de arte: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Operação de câmera: William Oliveira
Operação de Boom: Emmanuel Messias
Produção de vídeo: 7ª Arte Cinema
Assessoria de Imprensa: Ritmo Comunicação
Realização: Hazzô
Apoio: Ritmo Comunicação e Outrora
Deixa Ser Eu
Local: Casa Outrora, Rua da Glória, nº 300, Boa Vista, Recife.
(Primeira rua à esquerda após o mercado da Boa Vista. Rua do espaço Inácia Raposo, em frente à delegacia do idoso).
Sextas e sábados: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29 de agosto (Estreia Sexta, 1 de agosto)
Horário: 20:00
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Lotação máxima: 30 pessoas
Informações: (81) 8621.8401/ (81) 9940.2172
Lotação máxima: 30 pessoas
Informações: (81) 8621.8401/ (81) 9940.2172
www.facebook.com/ritmocom
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Curso de Redes de Computadores continua no CTCD
Clique para ampliar |
Continua acontecendo, no Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), o Curso de Aperfeiçoamento em Introdução em Redes de Computadores. Com instrutores com formação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o curso, no momento, está prosseguindo com presença garantida dos alunos nos módulos de Introdução e Modelagem de Redes.
terça-feira, 15 de julho de 2014
CTCD adere ao feriado de N. Sra. do Carmo
O Centro Tecnológico de Cultura Digital anuncia que, neste 16 de julho, NÃO haverá expediente por conta do feriado municipal da Padroeira do Recife – Nossa Senhora do Carmo.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
ANIMAGE está com inscrições abertas para animações de todo mundo
O ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco está com inscrições abertas para filmes que queiram participar da mostra competitiva. Realizadores de qualquer estado ou país podem inscrever seus filmes através até 21 de julho. Só serão aceitos filmes realizados a partir de 2013, que contemplem técnicas de animação e com duração máxima de 30 minutos.
Informações e regulamento no site www.animagefestival.com
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Quilombo Cultural Malunguinho e CTCD iniciam parceria com gravação de CD
Clique para ampliar |
Na segunda-feira, dia 07 de julho, foi o start de um projeto que garantirá a visibilidade da cultura negra, ultrapassando preconceitos culturais e sociais e contribuindo para a difusão cultural de uma parte pouco reconhecida da história pernambucana.
Como forma de preservar o patrimônio imaterial da Jurema Sagrada contido nas músicas de louvação à Malunguinho, o Quilombo Cultural Malunguinho gravará, em parceria com o Estúdio Peixe Sonoro, do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD/ITEP) o projeto de CD inicialmente batizado de “Sobô Nirê- Meu labor da mata”.
A proposta é produzir este CD com 12 músicas, contando com a parceria de artistas locais que tenham trabalhos ligados a esta tradição: Karynna Spinelli, Bojo da Macaíba, Coco dos Pretos, Bongar, Lucas dos Prazeres e Chinelo de Iaiá.
Na equipe técnica do projeto, contamos com os trabalhos técnicos da equipe do Estúdio Peixe Sonoro, a pesquisa histórica e articulação cultural de Alexandre L'Omi L'Odó, a direção musical de Rinaldo Aquino, produção executiva de Márcio Andrade e coordenação geral de Selma Leite.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Inscreva seu curta-metragem no Janela Internacional do Cinema
As inscrições de curtas-metragens para a sétima edição do festival Janela Internacional do Cinema se encerram no dia 14 de julho.
O evento acontecerá entre 24 de outubro a 02 de novembro, com incentivo do Funcultura. A competição divide-se em brasileira e internacional, na qual concorrerão filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem realizados a partir de janeiro de 2013. As inscrições deverão ser feitas através do site www.janeladecinema.com.br. Cada realizador poderá concorrer com quantos filmes desejar e não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
Informações e regulamento no site www.janeladecinema.com.br
terça-feira, 8 de julho de 2014
Inscrições abertas para o 7º Curta Taquary
Clique para ampliar |
Produções cinematográficas nacionais podem ser submetidas à seleção para compor a programação do 7º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem, que acontece entre 24 e 28 de novembro, em Taquaritinga do Norte (a 190 km do Recife), agreste pernambucano.
O evento conta com incentivo do Funcultura e dispõe de três mostras com premiação: Primeiros Passos (estreantes), Dálias da Serra (participantes de oficinas) e Competitiva Nacional. Interessados devem ler o regulamento e inscrever os filmes exclusivamente pelo site do festival www.curtataquary.com
Inscrições: 1º de julho a 1º de agosto
Fonte: Cultura PE
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Curso de Elaboração de Projetos Culturais e Economia Criativa abre inscrições
A produtora Catavento Criativo está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elaboração de Projetos Culturais e Economia Criativa nas áreas de artes plásticas, moda e design. A capacitação visa fortalecer o cenário cultural de Pernambuco estimulando a criação de negócios criativos. O curso, que possui 152 horas/aulas, terá início no dia 21 de julho.
As aulas serão realizadas de segunda à quinta-feira, no horário das 19h às 22h, com a produtora cultural Leide Vieira. O curso tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. As inscrições são encerradas no dia 13 de julho.
Saiba mais: http://bit.ly/1jKsp4V
Saiba mais: http://bit.ly/1jKsp4V
sexta-feira, 4 de julho de 2014
Cultura Negra é tema de evento na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby
No dia 07 de julho, a Fundação Joaquim Nabuco abrirá suas portas para a cultura negra,com a apresentação de um grupo de percussão e uma mesa redonda sobre experiências com a cultura afro-brasileira e projetos educativos em Madagascar..
A ONG Malgaxe Bel Avenir, de desenvolvimento sustentável, tem realizado obras no sul de Madagascar desde 2003. O projeto visa promover o contato de duas culturas cujas origens profundas se cruzam e se valorizam mutualmente. A turnê permitirá aos artistas do Bloco Malagasy irem ao encontro das origens da música que elas praticam e também aos jovens brasileiros e afro-brasileiros de entrarem em contato direto com uma cultura que é também sua. No Brasil, a ONG se apresenta em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sendo nossa capital pernambucana a primeira a receber a turnê.
Programação do Evento
Apresentação Cultural
Grupo de Percussão Bloco Malagasy
Dia
Dia
7 de julho - segunda feira
Horário
Horário
19h
Local
Local
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco - Derby
Mesa Redonda
Mesa Redonda
Manifestações da Cultura Afro-Brasileira e Projetos Educativos: Uma Experiência em Madagascar
Dia
Dia
7 de julho - segunda-feira
Horário
Horário
20h
Local
Sala Aloisio MagalhãesLocal
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609. Derby - Recife - PE.
Informações: +55 81 3073 6691 / + 55 81 3073 6692
www.fundaj.gov.br / artes@fundaj.gov.br
O evento é GRATUITO!
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Nova temporada de "O Mar de Fiote" no Teatro Joaquim Cardozo
Clique para ampliar |
E o garoto que conhece o mar no jardim do vizinho está de volta...
Um garoto do interior vê o mar pela primeira vez, quando invade, acidentalmente, o quintal do vizinho, onde vive um terrível cachorrossauro. Nosso herói, menino de muito pouca fala, precisa agora lhe contar tudo sobre essa pequena grande aventura.
O Mar de Fiote é um breve exercício cênico, inspirado no livro homônimo da mineira Mariângela Haddad, vencedora do primeiro Concurso Cepe de Literatura Infantil, em 2011. Orientado pelo professor Luís Reis, o espetáculo é uma criação coletiva dos alunos do quarto período do curso de Licenciatura em Teatro, da UFPE.
O quê? O Mar de Fiote
Quando? Todos os Domingos de Julho, às 16h
Onde? Teatro Joaquim Cardozo - Rua Benfica, 157 - Madalena, Recife
Quanto? R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações? (081) 3227.0657 | 3226.0423 | teatrojcardozo@yahoo.com
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Curso de Direção para Documentários no FIG 2014
Atenção, interessados em cinema! Tem oficina de documentário rolando no FIG!
A programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será divulgada na próxima quinta-feira, mas os interessados na área do audiovisual já podem submeter inscrições para o Curso de Direção para Documentários.
A oferta desta oficina em Garanhuns é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), ligado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj.
O curso será ministrado pelo cineasta Marcelo Pedroso, que já participou conosco do #CloseUp- Mostra de Curtas de Bolso. Mestre em Comunicação e Graduado em Jornalismo pela UFPE, atuou na imprensa escrita enquanto repórter e editor assistente do Jornal do Commercio durante quatro anos. Integrante da Símio Filmes, dirigiu os longas-metragens premiados Pacific (2009) e KFZ-1348 (2008, parceria com Gabriel Mascaro), o média-metragem Balsa (2009) e curtas como Corpo Presente (2011), Em Trânsito (2013), entre outros. Já ministrou oficinas de audiovisual para instituições como o Vídeo nas Aldeias e Fundação Roberto Marinho e lecionou a disciplina de documentário em universidades pernambucanas.
A oferta desta oficina em Garanhuns é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), ligado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj.
O curso será ministrado pelo cineasta Marcelo Pedroso, que já participou conosco do #CloseUp- Mostra de Curtas de Bolso. Mestre em Comunicação e Graduado em Jornalismo pela UFPE, atuou na imprensa escrita enquanto repórter e editor assistente do Jornal do Commercio durante quatro anos. Integrante da Símio Filmes, dirigiu os longas-metragens premiados Pacific (2009) e KFZ-1348 (2008, parceria com Gabriel Mascaro), o média-metragem Balsa (2009) e curtas como Corpo Presente (2011), Em Trânsito (2013), entre outros. Já ministrou oficinas de audiovisual para instituições como o Vídeo nas Aldeias e Fundação Roberto Marinho e lecionou a disciplina de documentário em universidades pernambucanas.
Saiba como fazer sua inscrição AQUI.
Fonte: Cultura PE
terça-feira, 1 de julho de 2014
Você já ouviu falar sobre a Lei da Palmada?
Mesmo que você não saiba mais profundamente sobre o tema, essa é uma questão que, certamente, influencia bastante no nosso modo de criar e educar os filhos.
Apelidada de Lei da Palmada pela imprensa brasileira, a Lei Menino Bernardo é o nome adotado pelos deputados para projeto de lei 7672/2010, da Presidência da República brasileira, proposto ao Congresso Nacional Brasileiro que visa proibir o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes e vem gerando diversas polêmicas.
O projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão, por sua vez, deverá ser encaminhada a tratamento especializado, dentre outras coerções.
Divulgamos aqui o programa Questão de Ordem, realizado pelo Complexo Educacional Renato Saraiva (CERS), em que o radialista Rodrigo Rigaud entrevista e coloca em xeque o deputado Francisco Eurico, que apresenta sua opinião sobre a famigerada "Lei da Palmada".
Confira o programa AQUI.
Assinar:
Postagens (Atom)