segunda-feira, 4 de março de 2013

I Encontro de ID - Rodas de Conversa

 Além das oficinas e palestras que foram divulgadas anteriormente, o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade contará também com rodas de conversa em que serão discutidos os principais temas do evento. Veja um breve resumo de cada uma das rodas de conversa:


Dia 01 - 20.03 (4ª Feira)

Clique para ampliar


Melodias e Dissonâncias - Como incluir digitalmente através da música?

Nesta roda de conversa, os três palestrantes trazem visões diferentes a respeito da produção musical e sua relação com as tecnologias "mortas" e as novas tecnologias. A partir destas exposições, perguntamos: se é possível incluir digitalmente através da música, de que modos isso pode acontecer? E essa inclusão se dará por meio do acesso tecnológico, da arte, do mercado ou todos eles juntos? Apontar perguntas e tentar descobrir soluções são o propósito deste bate-papo.

Palestrantes
- Adriano Leão (Altovolts)
- Filipe Calegário (Grupo de Pesquisa MusTIC)
- Pablo Romero (Coordenador Geral do Festival Pré-Amp)

Mediação
Patrick Tor4

Dia 02 - 21.03 (5ª Feira)

Clique para ampliar

E agora, José? - Como as Políticas Públicas de Inclusão Digital estão atuando?

As discussões que envolvem inclusão digital, muitas vezes, envolvem a criação de espaços de acesso e de programas e projetos que enfatizam aspectos de técnicos e de empregabilidade. Mas que políticas públicas têm considerado a produção cultural nas comunidades periféricas como um meio de se promover inclusão digital? Que concepções e perspectivas de ID tem guiado estes projetos? Quais os resultados das ações realizadas e que outras estão sendo pensadas para Pernambuco neste sentido?


Palestrantes
- Marcelino Granja (Secretário de Ciência e Tecnologia)
- Robson Santos (ITEP)

Mediação
Selma Vasconcelos (CTCD)

Dia 03 - 22.03 (6ª Feira)

Clique para ampliar


Luz, Câmera, Inclusão! - Produzindo Audiovisual para Inclusão

Nesta mesa redonda, os três participantes trazem experiências concretas na realização de produções audiovisuais em comunidades como forma de exercitar o direito à comunicação midiática. Quais os desafios deste tipo de projeto? Quais os pressupostos que os guiam? Será que basta colocar as câmeras nas mãos destes sujeitos para alcançar a inclusão? Que mudanças acontecem com estas práticas? Tratam-se de projetos de profissionalização ou de práticas artísticas? E os circuitos de distribuição e exibição? São questionamentos que podemos ver respondidos ou ainda mais problematizados nesta roda de conversa.

Palestrantes
- Natália Lopes (TV Amaro Branco)
- Auçuba – Comunicação e Educação
- Pedro Jatobá (Produtora Cultural Colabor@tiva.PE)
- Vincent Carelli (Vídeo nas Aldeias)

Mediação
Gê Carvalho (presidente FEPEC)


Não se esqueça!


I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade

Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (Av. Jardim Brasília, s/n - Peixinhos - Olinda - PE)
Quando? 20, 21 e 22 de março de 2013.

Inscrições para o EVENTO E OFICINAS AQUI